A Pedagogia Ecossistêmica está em harmonia com o modelo de transformação da educação que conta com teóricos como: Edgar Morin, Paulo Freire, Jean Piaget, Fritjof Capra, Humberto Maturana, Ubiratan D’Ambrosio, entre outras personalidades atentas às novas tendências em educação.
Por meio de uma teia curricular, a Pedagogia Ecossistêmica busca uma prática transformadora no ambiente em que vivemos, na convivência harmônica com os pares, no reconhecimento e valorização da ciência, das artes e tradições. Uma formação humanitária e transdisciplinar, como a vida, o modo como a percebemos e a concebemos.
A Pedagogia Ecossistêmica é integrada pelos seguintes elementos:
Durante o primeiro ano de implantação da Pedagogia Ecossistêmica, a escola parceira associada terá sua equipe docente formada por uma equipe pedagógica transdisciplinar. Essa formação é realizada por profissionais do VILA NDE (Núcleo de Desenvolvimento em Educação), através de dinâmicas de grupo, trabalho de sensibilização dos profissionais e fundamentação teórico-prática necessária para realização dos projetos e propostas atreladas à Pedagogia Ecossistêmica.
Os professores recebem a Bússola do Professor, que apresenta cada aula com orientações e atividades pré-planejadas para serem realizadas em sala de aula.
A Pedagogia Ecossistêmica possui um Portal de interação entre alunos, professores e familiares, neste ambiente virtual, o estudante é estimulado a ampliar suas investigações, dialogar e debater sobre as temáticas abordadas em sala de aula.
Neste espaço interativo há indicação de fontes de pesquisa, fóruns para o diálogo entre estudantes da mesma turma ou entre estudantes das Escolas Parceiras, ampliando a possibilidade de interação.
O Portal da Pedagogia Ecossistêmica também envolve a família do aluno e os profissionais de nossas escolas parceiras, através de webconferências, cursos a distância e fóruns de discussão voltados a familiares e professores.
A Avaliação é realizada sistematicamente de diferentes maneiras. A participação do aluno nas atividades e no grupo do qual ele faz parte é essencial para compor uma avaliação mais detalhada. Na Educação Infantil há uma Ficha de Avaliação Individual (F.A.I.), com vários aspectos a serem avaliados, em diferentes áreas de desenvolvimento: psicomotora, socioemocional, formação de hábitos e conteúdos específicos, além de um relatório descritivo específico para cada aluno.
No Ensino Fundamental, as (F.A.I.) são compostas por tês avaliações: auto avaliação (AA), avaliação do grupo (AG) e avaliação do professor (AP). As notas dos alunos são, então, uma composição das três avaliações. Dessa forma, trabalhamos os valores morais, o respeito, a ética, o autoconhecimento e a autoresponsabilidade.
A COLEÇÃO CUIDANDO DO PLANETA TERRA é um material didático que atende do Infantil 4 ao 9º ano, elaborado a partir de duas das principais ideias inovadoras em educação:
- A Transdisciplinaridade (UNESCO);
- A Aprendizagem Significativa, por meio do Trabalho com Projetos na sala de aula (BNCC).
O material didático da COLEÇÃO CUIDANDO DO PLANETA TERRA é diferenciado dos demais, sobretudo, por ser o ponto de partida da interação conhecimento-
Composta por sete livros-portfólios para cada aluno (um para cada projeto e mais o caderno Teia dos Saberes); seis bússolas do professor com sugestões de atividades e sondagens para cada aula e o bloco de atividades especiais para o 1º ano.
A cada aula, são propostas atividades coletivas, valorizando a importância do TRABALHO COOPERATIVO, facilitando discussões, onde os alunos encontram pontos de vista diferentes a respeito do conhecimento em construção. Os conteúdos são ferramentas importantes para a compreensão que os alunos passam a ter da realidade, possibilitando a INTERVENÇÃO SOLIDÁRIA destes na sua comunidade e até no país, através de campanhas, cartas a autoridades, trabalhos comunitários e outras AÇÕES SOCIAIS propostas pelos próprios alunos na BUSCA DE UM MUNDO MELHOR.
A COLEÇÃO CUIDANDO DO PLANETA TERRA É COMPOSTA POR SEIS PROJETOS, QUE SÃO DIVIDIDOS EM DUAS UNIDADES E DESENVOLVIDAS NO DECORRER DO ANO.
UNIDADE I - O SER NA SUA TOTALIDADE
Trabalhar o respeito, o amor, a solidariedade e a ética como valores fundamentais para conviver em harmonia com todos os seres
Pesquisar e estudar a história da colonização, miscigenação das etnias, cultura, tradições e espiritualidade do povo brasileiro.
Desenvolver a consciência de que somos seres integrantes da natureza, e de que estamos ligados a todo o universo.
Pesquisar e estudar a história da colonização, miscigenação das etnias, cultura, tradições e espiritualidade do povo brasileiro.
UNIDADE II - CUIDANDO DO PLANETA TERRA
Conhecer oito vigilâncias: Fauna, Habitação, Reciclagem, Saúde, Alimentação, Educação e Comunicação. O trabalho é feito através de pesquisas, entrevistas, questionamentos e estudos, cada estudante com sua vigilância. Semelhante os grupos de estudantes que se reúnem para compilação dos trabalhos realizados, se organizam, escolhem a vigilância que necessita de mais ênfase e aprofundamento e também os representantes que farão parte da mesa redonda, juntamente com os convidados, durante a apresentação do Seminário Cuidando do Planeta Terra.
Internalização dos valores e direitos humanos, através de ações sociais onde os alunos expressam seus sentimentos de solidariedade, respeito, fraternidade, compaixão. O trabalho é feito com visitas à instituições como hospitais públicos, asilos, entidades como S.O.S Criança, apresentando peças teatrais e vivenciando uma integração com todos.