Pedagogia Ecossistêmica
A Pedagogia Ecossistêmica é a prática educativa da Escola VILA, que foi desenvolvida por Fátima Limaverde em 1981, na cidade de Fortaleza/CE, a partir das necessidades de uma sociedade que já apontava significativas transformações. Sua proposta é oferecer um modo de pensar inovador. Unindo-se aos princípios da complexidade e da transdisciplinaridade propondo a religação dos saberes compartimentados em disciplinas, que só podem ser compreendidos a partir da sua relação com o todo.

A Pedagogia Ecossistêmica está em harmonia com o modelo de transformação da educação que conta com teóricos como: Edgar Morin, Paulo Freire, Jean Piaget, Fritjof Capra, Humberto Maturana, Ubiratan D’Ambrosio, entre outras personalidades  atentas às novas tendências em educação.

Por meio de uma teia curricular, a Pedagogia Ecossistêmica busca uma prática transformadora no ambiente em que vivemos, na convivência harmônica com os pares, no reconhecimento e valorização da ciência, das artes e tradições. Uma formação humanitária e transdisciplinar, como a vida, o modo como a percebemos e a concebemos.

A Pedagogia Ecossistêmica é integrada pelos seguintes elementos:

Formação da Equipe Pedagógica

Durante o primeiro ano de implantação da Pedagogia Ecossistêmica, a escola parceira associada terá sua equipe docente formada por uma equipe pedagógica transdisciplinar. Essa formação é realizada por profissionais do VILA NDE (Núcleo de Desenvolvimento em Educação), através de dinâmicas de grupo, trabalho de sensibilização dos profissionais e fundamentação teórico-prática necessária para realização dos projetos e propostas atreladas à Pedagogia Ecossistêmica.

Os professores recebem a Bússola do Professor, que apresenta cada aula com orientações e atividades pré-planejadas para serem realizadas em sala de aula.

Portal da Pedagogia Ecossistêmica

A Pedagogia Ecossistêmica possui um Portal de interação entre alunos, professores e familiares, neste ambiente virtual, o estudante é estimulado a ampliar suas investigações, dialogar e debater sobre as temáticas abordadas em sala de aula.

Neste espaço interativo há indicação de fontes de pesquisa, fóruns para o diálogo entre estudantes da mesma turma ou entre estudantes das Escolas Parceiras, ampliando a possibilidade de interação.

Portal da Pedagogia Ecossistêmica também envolve a família do aluno e os profissionais de nossas escolas parceiras, através de webconferências, cursos a distância e fóruns de discussão voltados a familiares e professores.

Sistema de Avaliação

A Avaliação é realizada sistematicamente de diferentes maneiras. A participação do aluno nas atividades e no grupo do qual ele faz parte é essencial para compor uma avaliação mais detalhada. Na Educação Infantil há uma Ficha de Avaliação Individual (F.A.I.), com vários aspectos a serem avaliados, em diferentes áreas de desenvolvimento: psicomotora, socioemocional, formação de hábitos e conteúdos específicos, além de um relatório descritivo específico para cada aluno.

No Ensino Fundamental, as (F.A.I.) são compostas por tês avaliações: auto avaliação (AA), avaliação do grupo (AG) e avaliação do professor (AP). As notas dos alunos são, então, uma composição das três avaliações. Dessa forma, trabalhamos os valores morais, o respeito, a ética, o autoconhecimento e a autoresponsabilidade.

Coleção Cuidando do Planeta

COLEÇÃO CUIDANDO DO PLANETA TERRA é um material didático que atende do Infantil 4 ao 9º ano, elaborado a partir de duas das principais ideias inovadoras em educação:

  • A Transdisciplinaridade (UNESCO);
  • A Aprendizagem Significativa, por meio do Trabalho com Projetos na sala de aula (BNCC).

O material didático da COLEÇÃO CUIDANDO DO PLANETA TERRA é diferenciado dos demais, sobretudo, por ser o ponto de partida da interação conhecimento-estudante e por sua configuração inovadora. O Portfólio é o modo como se denomina, uma vez que é marcado pelos registros das interpretações e conceituações sobre as temáticas abordadas em sala de aula e pesquisadas pelos estudantes. A pesquisa, portanto, é uma ação estimulada e desenvolvida desde cedo, no sentido de permitir ao aluno o empoderamento e a significância dos conhecimentos tratados.

Composta por sete livros-portfólios para cada aluno (um para cada projeto e mais o caderno Teia dos Saberes); seis bússolas do professor com sugestões de atividades e sondagens para cada aula e o bloco de atividades especiais para o 1º ano.

A cada aula, são propostas atividades coletivas, valorizando a importância do TRABALHO COOPERATIVO, facilitando discussões, onde os alunos encontram pontos de vista diferentes a respeito do conhecimento em construção. Os conteúdos são ferramentas importantes para a compreensão que os alunos passam a ter da realidade, possibilitando a INTERVENÇÃO SOLIDÁRIA destes na sua comunidade e até no país, através de campanhas, cartas a autoridades, trabalhos comunitários e outras AÇÕES SOCIAIS propostas pelos próprios alunos na BUSCA DE UM MUNDO MELHOR.

A COLEÇÃO CUIDANDO DO PLANETA TERRA É COMPOSTA POR SEIS PROJETOS, QUE SÃO DIVIDIDOS EM DUAS UNIDADES E DESENVOLVIDAS NO DECORRER DO ANO.

UNIDADE I - O SER NA SUA TOTALIDADE

Situar os alunos através de vivências e informações, numa visão holística, da importância da sua participação dentro do processo social, econômico, político, ecológico e tecnológico do nosso Planeta Terra, focalizando os fatos reais e sua ligação com o resgaste da nossa história, além de trabalhar todo conteúdo curricular através das artes e dos laboratórios com uma visão transdisciplinar.
Quatro projetos são desenvolvidos nesta unidade:
"O Ser no Social"

Trabalhar o respeito, o amor, a solidariedade e a ética como valores fundamentais para conviver em harmonia com todos os seres

"O Ser na Descoberta dos Seus Valores e Suas Raízes"

Pesquisar e estudar a história da colonização, miscigenação das etnias, cultura, tradições e espiritualidade do povo brasileiro.

"O Ser Natureza"

Desenvolver a consciência de que somos seres integrantes da natureza, e de que estamos ligados a todo o universo.

"O Ser na Tradição"

Pesquisar e estudar a história da colonização, miscigenação das etnias, cultura, tradições e espiritualidade do povo brasileiro.

UNIDADE II - CUIDANDO DO PLANETA TERRA

Trabalhar com os estudantes os valores e direitos humanos e a responsabilidade com a continuidade da vida no Planeta terra; partindo do princípio de que somos apenas uma partícula do universo. Para assim surgir a necessidade de conhecer para preservar, conhecer para questionar, conhecer para respeitar e conhecer para aprender.
Dois projetos são desenvolvidos nesta unidade:
"Vigilantes do Planeta"

Conhecer oito vigilâncias: Fauna, Habitação, Reciclagem, Saúde, Alimentação, Educação e Comunicação. O trabalho é feito através de pesquisas, entrevistas, questionamentos e estudos, cada estudante com sua vigilância. Semelhante os grupos de estudantes que se reúnem para compilação dos trabalhos realizados, se organizam, escolhem a vigilância que necessita de mais ênfase e aprofundamento e também os representantes que farão parte da mesa redonda, juntamente com os convidados, durante a apresentação do Seminário Cuidando do Planeta Terra.

"Construindo um Mundo Melhor"

Internalização dos valores e direitos humanos, através de ações sociais onde os alunos expressam seus sentimentos de solidariedade, respeito, fraternidade, compaixão. O trabalho é feito com visitas à instituições como hospitais públicos, asilos, entidades como S.O.S Criança, apresentando peças teatrais e vivenciando uma integração com todos.

ESCOLAS PARCEIRAS